Psicóloga responsável: Suely Laitano Nassif | CRP: 06/31790
11 5542-6615   |   contato.laitos@gmail.com

   Meu cadastro

Todas as postagens

Eventos | VI Congresso Latinoamericano de Psicologia Junguiana - Florianópolis/SC, 2012

21/09/2012

A Jornada Dionisíaca Na Dependência Química

Mesa redonda apresentada no VI Congresso Latino Americano de Psicologia Junguiana: Amizade e seus paradoxos, realizado em Florianópolis/SC, de 19 a 23 de setembro de 2012.

Resumo enviado ao Congresso:

A Cia. de circo-teatro AmarGen, funciona como um vaso alquímico de atributos dionisíacos; utiliza-se da dança, do teatro e do palhaço na recuperação de dependentes químicos ativando processos de aperfeiçoamento individual, transformação e expressão do potencial criativo. Quando da chegada do usuário ao grupo, ele se apresenta com vivências de abandono, de despedaçamento titânico e emoções desenfreadas. É o acolhimento do grupo e do terapeuta, que promoverá a abertura para aspectos criativos servindo-se das artes cênicas, funcionando como ritual de passagem para novas experiências e descobertas. A técnica utilizada pelo Projeto AmarGen é a "improvisação dança-teatro", tendo como base a retomada da consciência corporal, auxiliando na dissolução da sintomatologia física. Funciona como veículo canalizador da agressividade, da força, possibilitando "manifestações criativas e espiritualizadas por meio da vivência do corpo emocional". As apresentações teatrais instauram o ritual, cujo mestre de cerimônias é o palhaço, a união dos opostos complementares - nas palavras de Fellini 'anjos no inferno e demônios no céu' - que promovem "o estado de graça", de epifania dionisíaca. Este estado de êxtase místico traz consciência e concorre para a incorporação da natureza selvagem. O dependente aprende a ler e a diferenciar emoções possibilitando o encontro com o outro e a experiência do amor. "Assemelha-se ao aspecto dionisíaco que contribui para a estruturação de símbolos pós-patriarcais e inaugura outra etapa do modo de ser mais consciente, mais harmônico". Este pensar vem orientando e ampliando o trabalho de recuperação e inclusão social dos dependentes químicos nesta nova proposta: AmarGen. (Vídeo expositivo: http://www.youtube.com/watch?v=LQBRbIOTVac).

 

Por DIONISIO ser um DEUS "AMARGEM" apresentamos sua jornada como fundamentação teórico-mitico-simbolica do trabalho realizado pelo Dr. Flavio Falcone.

Encenações feitas pelos palhaços... como em um teatro mudo, à luz do palco... e na sombra atrás da cortina,  como acontecia no teatro grego, expondo os aspectos sombrios em sua densidade trágico-cômica.

 

Para ler o artigo completo clique aqui.



 
Categoria

Tags


O que você acha?

Categorias


Tags


Arquivos