A Jornada Dionisíaca Na Dependência Química
Mesa redonda apresentada no VI Congresso Latino Americano de Psicologia Junguiana: Amizade e seus paradoxos, realizado em Florianópolis/SC, de 19 a 23 de setembro de 2012.
Resumo enviado ao Congresso:
A Cia. de circo-teatro AmarGen, funciona como um vaso alquímico de atributos dionisíacos; utiliza-se da dança, do teatro e do palhaço na recuperação de dependentes químicos ativando processos de aperfeiçoamento individual, transformação e expressão do potencial criativo. Quando da chegada do usuário ao grupo, ele se apresenta com vivências de abandono, de despedaçamento titânico e emoções desenfreadas. É o acolhimento do grupo e do terapeuta, que promoverá a abertura para aspectos criativos servindo-se das artes cênicas, funcionando como ritual de passagem para novas experiências e descobertas. A técnica utilizada pelo Projeto AmarGen é a "improvisação dança-teatro", tendo como base a retomada da consciência corporal, auxiliando na dissolução da sintomatologia física. Funciona como veículo canalizador da agressividade, da força, possibilitando "manifestações criativas e espiritualizadas por meio da vivência do corpo emocional". As apresentações teatrais instauram o ritual, cujo mestre de cerimônias é o palhaço, a união dos opostos complementares - nas palavras de Fellini 'anjos no inferno e demônios no céu' - que promovem "o estado de graça", de epifania dionisíaca. Este estado de êxtase místico traz consciência e concorre para a incorporação da natureza selvagem. O dependente aprende a ler e a diferenciar emoções possibilitando o encontro com o outro e a experiência do amor. "Assemelha-se ao aspecto dionisíaco que contribui para a estruturação de símbolos pós-patriarcais e inaugura outra etapa do modo de ser mais consciente, mais harmônico". Este pensar vem orientando e ampliando o trabalho de recuperação e inclusão social dos dependentes químicos nesta nova proposta: AmarGen. (Vídeo expositivo: http://www.youtube.com/watch?v=LQBRbIOTVac).
Por DIONISIO ser um DEUS "AMARGEM" apresentamos sua jornada como fundamentação teórico-mitico-simbolica do trabalho realizado pelo Dr. Flavio Falcone.
Encenações feitas pelos palhaços... como em um teatro mudo, à luz do palco... e na sombra atrás da cortina, como acontecia no teatro grego, expondo os aspectos sombrios em sua densidade trágico-cômica.
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