Psicóloga responsável: Suely Laitano Nassif | CRP: 06/31790
11 5542-6615   |   contato.laitos@gmail.com

   Meu cadastro

Todas as postagens

Literatura | A mulher e a mestiçagem na história do Brasil

06/05/2013

Resenha sobre o livro: A mãe da mãe da minha mãe e suas filhas - Maria José Silveira - Editora Globo
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Mãe da Mãe da minha Mãe e Suas Filhas é um romance em forma de episódios que segue a trajetória de sucessivas gerações de brasileiras desde a colonização. O livro acompanha a descendência das mulheres brasileiras desde o nascimento de Inaiá, uma índia tupiniquim, em 1500, até 2001.

Os episódios mostram como, pouco a pouco, um povoado torna-se nação, constituindo um povo que é mestiço por natureza. Mesclam-se as etnias indígena, negra e branca de origem européia, tanto dos extratos mais altos quanto mais baixos da sociedade.

A proposta ousada de Maria José Silveira vai página a página mostrando as faces do machismo, do autoritarismo e do abuso do poder, mas também da sensibilidade e do conhecimento, por meio de personagens marcantes.

O livro retrata mulheres corajosas que viram seu destino mudar de um momento para o outro devido a casamentos arranjados por suas famílias, tais como as personagens Sahy, Tebereté e Maria Taiaôba e termina retratando uma mulher chamada Rosa-Flor, atriz que é filha de pais que fizeram parte da luta armada nos idos dos anos 1960. São cinco séculos de histórias de pessoas que atravessaram as terras do Brasil em busca de sobrevivência, de criação e manutenção de patrimônio e de relações afetivas. A obra de Maria José Silveira é uma prosa lúcida e envolvente que tem por característica maior dar voz e lugar à mulher e ao processo de mestiçagem tão fundamentais da história do Brasil.

Indicações:
Com formação multidisciplinar, a autora põe em diálogo as áreas de comunicações, antropologia e ciências sociais, apresentando ao leitor uma obra contundente, poética e profunda. Indicada para alunos dos últimos anos do ensino médio, vestibulandos, estudantes do ensino superior e como obra de formação geral.


Por Ana Lúcia Brandão

Fonte: A mãe da mãe da minha mãe e suas filhas
UOL Educação - Resenhas - 25/10/2007
http://educacao.uol.com.br/resenhas/ult4283u56.jhtm



 
Categoria

Tags


O que você acha?

Categorias


Tags


Arquivos